Espondilite Anquilosante

A Espondilite Anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta mais os homens que as mulheres, sendo 4 a 5 vezes mais frequente no sexo masculino.

Normalmente, os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). Filhos de pais com a Espondilite Anquilosante tem maior chance de apresentar a doença no futuro.

As manifestações da doença podem variar de um quadro de dores nas costas contínua e significativa (principalmente na região das nádegas, ou mais acima na região lombar), até uma doença mais grave e sistêmica, acometendo várias outras juntas, os olhos, coração, pulmões, medula espinhal e rins.

O surgimento das dores na coluna ocorre de modo lento e insidioso durante algumas semanas.

No início, a doença costuma causar em região lombar baixa com irradiação para as nádegas, possivelmente se espalhando pela parte de trás das coxas. Frequentemente observa-se que a dor melhora com exercícios e piora com repouso, sendo pior a noite, podendo acordar o paciente com dores e também pela manhã. Associado ao quadro há queixa de cansaço, fadiga, redução do apetite e perda de peso. Geralmente essa dor está associada a uma sensação de enrijecimento na coluna (rigidez), com consequente dificuldade na mobilização.

Eventualmente, o paciente também pode apresentar dor na planta dos pés, principalmente ao se levantar da cama pela manhã. Posteriormente, a inflamação das articulações entre as costelas e a coluna vertebral pode causar dor no peito, que piora com a respiração profunda.

A suspeição do diagnóstico é clinico, havendo a necessidade de exames de sangue e de imagem como a Ressonância magnética das sacrilíacas. A história familiar também é muito importante.

O tratamento não medicamentos inclui exercícios físicos como hidroginásticas, pilates e fisioterapia. Medicamentos  como anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos no início da doença. Em casos refratários medicamentos biológicos são necessários.

Dr. Marco Rocha Loures (CRM/PR: 6.539 | RQE: 1.868) – Médico Reumatologista em Maringá

Dr. Felipe Rocha Loures (CRM/PR: 29.821 | RQE: 23.105) – Médico Reumatologista em Maringá