Fibromialgia

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome que se manifesta por dor difusa pelo corpo, principalmente nos músculos. Junto com a dor, a fibromialgia leva a sintomas de cansaço, alterações de memória, alterações no sono, atenção, ansiedade, depressão, alterações intestinais e formigamento nas mãos.

Uma característica marcante do paciente com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

É uma síndrome muito comum nos consultórios de reumatologia, afetando cerca de 5% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Não se conhece exatamente a causa, mas pacientes com a síndrome possuem uma alteração na modulação da dor em uma região do cérebro.

Alterações emocionais ou algum trauma podem desencadear a doença.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos, porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é exclusivamente clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente.

Deve-se orientar o paciente que muitas vezes, mesmo não apresentando todos os pontos dolorosos, o diagnóstico de fibromialgia é feito e o tratamento iniciado.

O tratamento deve ser multidisciplinar, individualizado, contar com a participação ativa do paciente e basear-se na combinação das modalidades não-medicamentosas e medicamentosas, devendo ser elaborado de acordo com a intensidade e características dos sintomas. É importante que sejam consideradas também as questões biopsicossociais.

Atividade física é muito importante para controlar e amenizar as dores.

Dr. Marco Rocha Loures (CRM/PR: 6.539 | RQE: 1.868) – Médico Reumatologista em Maringá

Dr. Felipe Rocha Loures (CRM/PR: 29.821 | RQE: 23.105) – Médico Reumatologista em Maringá