Osteoporose em Homens

A Osteoporose (OP) é uma doença metabólica que causa a diminuição da massa óssea, alteração da microarquitetura do tecido ósseo e aumento da possibilidade de fraturas.

É comumente vista como um problema de saúde feminino, isso porque em comparação com os homens as mulheres têm densidade mineral óssea menor, têm vida mais longa e perdem massa óssea mais rapidamente, principalmente após a menopausa, devido à diminuição acentuada dos níveis séricos do hormônio estro.

Entretanto, nos últimos 20 anos a Osteoporose em Homens tem sido reconhecida como um problema de saúde pública devido à ocorrência cada vez maior de fraturas por fragilidade. Cerca de 30% de todas as fraturas de quadril ocorrem em homens.

Estudos recentes mostram que a probabilidade de fratura por fragilidade do quadril, vértebra ou punho em homens brancos após os 50 anos, pelo resto de suas vidas, situa-se em torno de 13%, 40% nas mulheres. Os homens apresentam perda de massa óssea e fraturas mais tardiamente do que as mulheres.

Embora os homens mais idosos tenham maior risco de fratura, cerca de metade das fraturas de quadril ocorre antes dos 80 anos. A expectativa de vida tem aumentado para ambos os sexos no Brasil e em todo o mundo, porém em uma velocidade maior para homens do que para mulheres.

 

Dr. Marco Rocha Loures (CRM/PR: 6.539 | RQE: 1.868) – Médico Reumatologista em Maringá

Dr. Felipe Rocha Loures (CRM/PR: 29.821 | RQE: 23.105) – Médico Reumatologista em Maringá