Artrose

A Artrose (também conhecida como Osteoartrite) é a doença reumática mais comum, que se caracteriza pela perda progressiva da cartilagem articular e desgaste ósseo.

É comum, afetando indivíduos a partir da meia-idade e atingindo principalmente articulações que suportam peso e considerada comumente como uma consequência do envelhecimento, uma manifestação do desgaste ou resultado de uma mecânica articular anormal. 

É a doença que acarreta maior incapacidade da espécie humana. Aparece em 35% nos joelhos de pessoas com trinta anos de idade e chega a afetar quase todos os indivíduos a partir dos cinquenta anos, embora nem todos os acometidos tenham sintomas desse envolvimento. Pelo menos 85% das pessoas com idade superior a 70-79 anos de idade apresentam diagnóstico radiológico de osteoartrite. 

Homens e mulheres são igualmente afetados, embora no homem a maior prevalência seja antes dos 45 anos e, nas mulheres, depois dos 45 anos.

Os sinais e sintomas são geralmente localizados. Tipicamente afeta poucas juntas ou uma única.

Confira 5 fatores que influenciam no desenvolvimento da artrose:

  • Endócrinos: Pacientes diabéticos têm um número maior de artrose (osteoartrite).
  • Étnicos e constitucionais: A artrose (osteoartrite) é mais comum em homens com idade inferior a 45 anos e, a partir daí, mais comuns em mulheres.
  • Genéticos:   O fator hereditário torna-se bem evidente no caso dos nódulos de Heberden (Artrose nos dedos), mais comum na mulher.
  • Idade: Aumenta lentamente com a idade, e em proporções aritméticas até os 50 anos. A partir daí, torna-se rápida, em proporções geométricas.
  • Mecânicos: Os fatores mecânicos são talvez os mais óbvios. O uso repetitivo e exagerado de uma articulação também parece estar relacionado com a ocorrência de artrose (osteoartrite).

As medidas conservadoras incluem controle de dor, exercícios, uso do calor/frio e de medicamentos. 

A dor inicialmente aparece quando se está em exercício e, mais tarde, até mesmo em repouso. 

Deve-se modificar os hábitos do paciente, de maneira que o suporte de peso seja reduzido. Pode-se procurar produzir um equilíbrio entre as atividades e o repouso, que seja aceitável ao paciente. Uma dona de casa, por exemplo, pode ser encorajada a manter suas atividades desde que repouse por alguns períodos durante o dia. Excessos, como carregar sacolas pesadas de compras e de viagens, devem ser evitados. Redução de peso de pacientes obesos também é desejável, embora seja uma meta difícil de ser atingida. 

Aplicações de calor ou de compressas frias têm por finalidade trazer analgesia e relaxamento muscular.

 

Dr. Marco Rocha Loures (CRM/PR: 6.539 | RQE: 1.868) – Médico Reumatologista em Maringá

Dr. Felipe Rocha Loures (CRM/PR: 29.821 | RQE: 23.105) – Médico Reumatologista em Maringá